1. ATENÇÃO.
2. Mudou a data do episódio Fé, do Programa Comentário Geral, da TV Brasil. Será domingo próximo, 25/10, às 19:30 horas. Entrevistaram-me, e, atenciosíssimos, ligaram para avisar da alteração da data.
Domingo, às 19h30
Especial
- 25 de outubro de 2009
Fé
O professor de teologia Osvaldo Luiz Ribeiro, autor do livro O que é fé? descreve-a através de quatro sentidos: fé enquanto ensino, fé enquanto encontro, fé enquanto encanto e fé enquanto entrega. Por outro lado, o filósofo André Martins define a má-fé e mostra porque as pessoas agem dessa maneira.
O crítico de cinema do jornal O Globo, Rodrigo Fonseca, participa do programa para falar sobre o filme Anjos e Demônios, que foi condenado pelo Vaticano antes mesmo de estrear nas salas de cinema. O filme é estrelado por Tom Hanks, que interpreta o professor de simbologia Robert Langdon que, a mando da Igreja Católica, investiga o
misterioso desaparecimento de cardeais. O programa ainda exibe dois curtas-metragens: Santo de casa e Deus é pai. O comentário é do cartunista Allan Sieber.
Para explicar os conflitos no Oriente Médio e a estreita relação entre política e religião naquela parte do mundo, Comentário Geral convida o professor de História da UFRJ, Francisco Teixeira. E, como a igreja interferiu ou ainda interfere na política do Brasil e Europa? Quem responde a essa pergunta é o deputado federal do PSOL, Chico Alencar (RJ).
A fé é um termo tão abrangente que influencia até a moda. A empresária e designer, Maria Isabel Gasparian, da loja Santa Cor, do Rio de Janeiro mostra como esse mercado vem crescendo. Já o termo jurídico “fé pública” é assunto do advogado de família e presidente de honra da União Internacional dos Advogados (UIA), Paulo Lins e Silva.
Ciência versus fé. O professor de filosofia da PUC- RJ, Leandro Konder, fala sobre essa questão. E, o tema também está nos palcos. Sucesso de crítica e de público no Rio de Janeiro, a peça A alma imoral, uma adaptação do livro do rabino Nilton Bonder, agora está em cartaz em São Paulo. O espetáculo consiste em um monólogo em que a atriz Clarice Niskier faz o papel de si mesma enquanto conversa com o público citando parábolas judaicas e passagens da Bíblia.
(para o site do Comentário Geral, clique acima ou aqui)
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
2 comentários:
quais são as possibilidades desse programa ser gravado e repassado aos alunos do STBSB?
um abc
Verei se é possível.
Osvaldo.
Postar um comentário