1. Dias 22 a 26 de junho próximos, segunda a sexta-feira da próxima semana, serei submetido a uma bateria de exames - prova escrita, de títulos e oral. Trata-se de uma tentativa, a primeira, de migrar da área teológica para a área histórica. Trata-se de prova em uma Universidade do Rio de Janeiro, para a cadeira de Historiografia e Teoria da História... Deus do céu: é um sonho...
2. Cada célula do meu corpo está nervosa e excitada. A desejo de passar é apenas maior do que o terror da prova... Sim, estou apavarado. Por inúmeras razões, dentre elas o fato de que estou "vindo" da Teologia, e, bem, Teologia, sabem como é, as Ciências Humanas não a levam nem um pouco a sério - e têm suas razões, certamente... Eu levaria muito pouco a sério um teólogo, confesso, a despeito de sê-lo. Se um teólogo faz "teologia", não se deve guardar o que ele escrever, porque, afinal, não tem serventia para nada que não a sua fé... e olhe lá!
3. É verdade que sou mais exegeta do que teólogo, e quando me confesso - e me confesso - teólogo, não é, acreditem, mas nem de longe (ao menos "mais") um teólogo clássico, no sentido pré-moderno (medieval). Tampouco aceito o rótulo de teólogo metafórico - até porque acho mais honesta a posição ontológica (que, contudo, não posso - mais - abraçar). Resta-me inventar-me enquanto teólogo. E estou fazendo justamente isso, propondo, insistentemente, uma teologia pós-metafísica verdadeiramente pós-metafísica (a metáfora é um disfarce...) e verdadeiramente científico-humanista (nada desse artifício político-habermasiano de transformar tudo em conhecimento).
4. Não abandonarei a Teologia - se passar. Ainda manterei esta tribuna, com ou sem Jimmy, que cada vez mais parece ter sido arrebatado, e com a ajuda preciosa (mas algo rara também, não, meu amigo?) de Haroldo. Na História, contudo, poderei, se passar, aproximar minha experiêcia de exegeta com a Teoria da História. Quero trabalhar História, Mito e Exegese. Vejamos...
5. Se eu não morrer de enfarto antes - sim, estou muito, muito ansioso, estressado e nervoso, como nunca, antes de nenhuma das provas que fiz na vida -, dentro de uma semana terei dado um passo significativo em minha carreira... Aguardemos.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
Maravilha!!!
Nervosismo faz parte desse momento, mas no final, tudo vai dar certo.
Desejo sucesso e tenho certeza que a cadeira de história da instituição que te receber irá ganhar muito com a sua presença.
Boa sorte!
Postar um comentário