segunda-feira, 23 de março de 2020

(2020/037) Deus, esse estrategista


Acho que eu até poderia ser Deus. Mas eu teria que jogar no lixo todos os meus escrúpulos. Por isso, acho que morrerei essa merda de ser humano que sou...

Se eu me baseio no que as pessoas falam sobre Deus (mas, cá entre nós, a gente se basearia em que mais?), Deus pode não apenas evitar o contágio do Covid-19, mas até curar e, in extremis, ressuscitar alguns dos que morreram - no caso de ele mesmo não os ter matado, claro.

Eu não sei o que é maior: o poder desse deus ou a fé de seus crentes...

De qualquer forma, é muito poder: pode não apenas provocar a infecção, como já ameaçam os crentes quando escutam coisas que a seus santos ouvidos aparecem como heresia e apostasia, mas curar também. É muito poder. Ele decide quem vai ser infectado e depois, quem vai ser curado. Viva Calvino, o único teólogo coerente da história inteira, provavelmente porque o único que levou a sério o caráter desse deus...

Por outro lado, não me parece decente da parte da divindade. Ela contamina as pessoas, depois fica esperando orações, e cura alguns. Deve precisar de louvores, e, então, provoca hecatombes, para ter aos seus pés milhões de pessoas desesperadas, em ridículo papel psicológico...

A fé e o louvor precisam de pessoas que pensam pouco, humilham-se muito, têm nenhum amor próprio e possuem um coração em que habita o medo eterno. Sem gente assim, esse deus já teria sido processado e expulso no universo...

Espero manter a sanidade em meio aos casos da fé.







OSVALDO LUI RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio