2. Na manchete sensacionalista, a descoberta do "Portão do Inferno", na Turquia. Dão-se nomes de arqueólogos, vincula-se a notícia, claro!, ao Apocalipse, faz-se um angu de caroço teológico e arqueológico e vende-se um peixe podre...
3. Para dar todas as provas, o site ostenta uma imagem: assim, diante do "Portão do Inferno", você se enche de fé e credulidade... Nada mais moderno do que provar o que se diz, e nada mais contemporâneo do que provar com... imagens...
4. Bem, o que faz alguém radicalmente cético da alma sensacionalista cristã? Vai checar, porque a chance de ser uma fraude é 99,99%.
5. Na mosca.
6. Comecemos pela imagem. É real. É, de fato, de uma "Gate of Hell" ou "Door of Hell" - mas não tem nada a ver com a Turquia. É uma curiosa formação geológica situada no Turkmenistão. Há 35 anos, tentou-se a exploração de gás na região da pequena cidade de Darwaza/Derwese e, como resultado, uma cratera de material ignescente se formou e não pára de queimar desde então. As fotos são magníficas e há vídeos no Youtube. A foto-prova, empregada na matéria do site, pode ser encontrada aqui, ao lado de outras imagens do lugar. Abaixo, fotos em tamanho grande da Door of Hell de Darwaza (clique para ampliar).
7. Como podem ver, não há nada de sobrenatural no sítio, nem está ligado a qualquer mitologia antiga - tem apenas 35 anos... De qualquer forma, não há nenhuma relação entre a imagem e a matéria do site.
8. E quanto à matéria em si? Bem, até certa altura, ela se comporta como o anúncio "normal" de um achado arqueológico. Diz tratar-se da descoberta do que pode ser a referência de antigas lendas mitológicas, encontradas em autores igualmente antigos. Na prática, trata-se de um sítio arquelógico na antiga cidade de Hierápolis, hoje, Pamukkale.
9. Geologicamente, é uma região de atividade vulcânica e formação de fontes termais. No passado, os sacerdotes de Hierápolis desenvolveram um modo de lidar com os vapores tóxicos do que se convencionou chamar de a "Porta de Plutão". O lugar teria sido destruído posteriormente por cristãos e definitivamente soterrado por eventos sísmicos.
10. A matéria, todavia, passa para o sensacionalismo pseudo-teológico: insinua tratar-se de uma "dica" para eventos escatológicos anunciados na Bíblia, viaja por Apocalipse e Ezequiel, preparando o terreno para a velha tradição de abocanhar a credulidade dos cristãos para a velha mitologia da tradição - a imagem, falseada, da "boca do inferno" coroa o procedimento retórico e rocambolesco.
11. Um desserviço ao Cristianismo, aos cristãos, à seriedade. Péssimo profissionalismo. Se fazem isso em razão da expectativa que têm de nós, estamos em má situação: têm de nós a ideia de perfeitos idiotas...
12. Bem, nem todos os somos...
13. Aqui, uma reportagem sobre o achado arqueológico, dessa vez, não-sesacionalista e sem imagens falseadas.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário