sábado, 3 de março de 2012

(2012/246) Teologia-piracema: pedaço de auto-biografia (sim, sim, confesso, com um toque de sensacionalismo!)


1. Não se trata, senhores, de um "estilo de vida" - não é "cultural". Não se trata, senhores, de uma "profissão" - não é econômico. Não se trata, senhores, de um efeito de inércia: não é "físico". Nadar contra a correnteza, senhores, em Teologia, não é programático, não é bandeira, não é missão - ah, essa palavra assassina! -, não é guerra santa, não é partido.

Laura del Rey - Born to Die

2. Nadar contra a correnteza, em Teologia é - para mim - biológico. É um instinto. Fazer Teologia, senhores, para mim, seja com a Bíblia, seja com a Tradição, fazer Teologia para mim é piracema - é subir o rio à custa da própria vida, impulso mítico e instinto de espécie, caminho natural e pulsão de morte.

3. Não se perguntam aos peixes por que sobem as corredeiras.

4. Eles, simplesmente, sobem, porque têm de subir.

5. São peixes de piracema.

6. Não há méritos nisso. Não escolheram isso. São assim.

7. Não escolhi ser o que sou. Sou o que sou. Mas escolho, todos os dias, ser, de fato, isso que sou. Não fujo à minha pulsão de subir os rios, de enfrentar as ondas, de rasgar-me contra as pedras, de saltar sobre as penhas.

8. O que espero é chegar ao meu destino, desovar, e morrer. Se não me capturam as águias, se não me devoram os ursos, é o que farei.

9. Os peixes não sabem o que lhes esperam. E vão.

10. Eu sei. E ainda assim, vou. Porque sou de piracema. Mas sou um homem.

Piracema de salmões




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio