domingo, 12 de fevereiro de 2012

(2012/175) Chupei meu cérebro todo



1. Caramba! Minha cabeça está pegando fogo. A região da nuca está a uns 75 graus. E parece que tem quinze gatos dentro do cerebelo, tentando sair. Preciso urgente de uma massagem nos ombros. Mas Bel está no cemitério, no sepultamento da amiga da praça dos cães de Mata da Praia. Vou ficar com tensão cérebro-muscular mesmo...

2. Há três meses Jimmy me fez um desafio - escrever um artigo para um livro que sairá pela PUC-Rio, oxalá esse ano. O tema era "Morte de Deus e Literatura".

3. Não lido com literatura. Leio, mas não escrevo sobre isso. E, para eu escrever, a coisa tem que estar toda pronta dentro de minha cabeça.

4. Jimmy me cobrou dezoito mil vezes e parou. Quando parou, a coisa ficou séria. É escrever ou ficar fora da obra. 

5. Nesses três meses, venho pensando sobre o que escrever. Nada. Pensei numas duzentas coisas diferentes.

6. Sexta-feira, de tarde, com alguma coisa que me pipocou na cachola na quinta, antes de dormir, esbocei o artigo, elaborei as linhas gerais e escrevi na cabeça.

7. Ontem, sábado, passei o dia todo escrevendo o artigo. À noite, ontem, e hoje, o dia todo, organizando as referências bibliográficas. Está pronto.

8. Mentira. Nunca está. Mas tenho que dar o ensaio por pronto. Uma outra revisão, uma segunda, e chega.

9. Não posso publicar o ensaio aqui - ainda.

10. Depois que ele sair, publico.

11. Deixo só a estrutura geral.



"Morte de Deus" e(m) Literatura
- esboço angular de uma síntese entre Literatura, Teologia e Política

I. Ante mortem Dei

1. A espoliação de um Deus
2. A necropsia de um Deus

II. Post mortem Dei

1. A procissão do corpo morto
2. O velamento do corpo morto
3. A reivindicação do corpo morto


 12. Asim, mesmo, à direita. Os subtítulos da seção II talvez mereçam uma reformulação.

13. Espero que tenha ficado bom...

14. Chupei meu cérebro todo. Já não era essas coisas - depois dessa, então, ferro-velho...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio