sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

(2010/102) Roma eterna - aqueduto de 2.000 anos


1. Arqueólogos encontraram a câmara coletora de aqueduto romano construído por Trajano no início do século II. Tanto a câmara quanto os 4o km do túnel de coleta estão muito bem conservados. Serão restaurados e abertos à visitação pública.




Uma equipe de arqueólogos localizou a fonte de um aqueduto romano construído pelo imperador Trajano há quase 2 mil anos. As câmaras coletoras estavam sob uma igreja a noroeste de Roma. O aqueduto, com cerca de 40 km de extensão, foi inaugurado no ano 109 e era um dos onze que abasteciam Roma - uma cidade que crescia rapidamente e tinha um milhão de habitantes.


2. Mais modesto, mas, em compensação, quase mil anos mais antigo, é o "túnel de Ezequias", escavado em Jerusalém, por volta do ano 701, como parte dos preparativos do rei Ezequias para a guerra contra os Assírios, que já he batia à porta - literalmente. Com 503 metros, não era lá exatamente um megaprojeto - mas, para a época, e para as condições sócio-econômicas e culturais de Jerusalém, é, de fato, um feito notável.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio