quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

(2010/091) São Paulo - a coisa é pior do que imaginávamos


1. São Paulo - Tietê - reservatórios "da SABESP": a coisa é pior, muito pior do que imaginávamos. Já que a grande mídia - Globo e assemelhadas - escondem as informações, porque estão até a próstata envolvidas na campanha do Zé Alagão para Brasília e, por causa disso, se vêem obrigadas a esconder as porcarias do governo demo-peessedebista, nem que para isso tenham que cuspir na cara da gente, blogs - o fenômeno de mídia e jornalismo da Internet - como Nassif, Azenha, PHA e outros - humildemente, até Peroratio, que ecoou informações diretamete do professor Julio Cerqueira Cesar Neto - passaram a investigar, por conta própria, o que - de fato - está acontecendo com São Paulo.

2. Até ontem, achávamos que a principal razão dos alagamentos era o assoreamento criminoso do Tietê: porque o Governo do Estado - Zé Alagão - não limpa a calha do rio há quatro anos, 4,2 milhões de metros cúbicos ou 4 metros de sedimentos acumulados no fundo do rio diminuíram drásticamente a capacidade de o Tietê escoar as águas, causando, então, o transbordamento delas, e, conseqüentemente, os alagamentos.

3. Todavia, Conceição Lemes, do Viomundo (Azenha), publicou hoje outra estarrecedora matéra, na qual, entre outras informações de cair o queixo, diz que as barragens do Tietê teriam sido mantidas cheias mesmo muito antes do atual verão, quando deveriam ter sido mantidas consideravelmente mais vazias. As razões? Se a gente disser que é porque as águas estão privatizadas... você acredita?




4. Em tempo (29/10): do Portal Terra:

Comitê afirma que Sabesp ignorou alerta sobre chuvas em SP

O Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CB-PCJ) diz ter alertado a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em 2 de outubro para fazer descargas nos reservatórios. Técnicos do comitê - que é responsável pela gestão do sistema Cantareira - indicaram que as comportas deveriam liberar água dos rios Atibaia e Jaguari quando o nível nas barragens chegasse a 81%. O órgão afirma que a reunião aconteceu em Capivari e alertas foram registrados em áudio e ata. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os dois reservatórios transbordaram na segunda-feira e causaram inundações em Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Bragança Paulista, forçando moradores a deixarem suas casas. Apesar do alerta do comitê, "eles (Sabesp) optaram por seguir as regras de seus próprios técnicos", afirma o coordenador do CB-PCJ, Astor Dias de Andrade.



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio