quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

(2020/004) Fundamentalismo e juventude

1. Ora, claro que é uma visão dantesca um jovem fundamentalista! A seiva da juventude apodrecida tão cedo! Mas à juventude se perdoa tudo, pelo fato de ser a juventude. Tenho que pensar assim, porque, quando eu era jovem, há décadas atrás, vi-me fundamentalista. Por isso, forço-me a considerar justo perdoar aos jovens o fundamentalismo...

2. Mas o burro velho? Esse estrupício de décadas? Não. A esse não cabe o perdão, mas uns safanões, a ver se acorda de seu delírio de retardamento cognitivo, sua burrice sem fim, sua tacanhez de alma, sua ignorância infinita e, eventualmente, sua maldade incurável...

3. Nem todo fundamentalista é mal. Sem exceção, são deficientes cognitivamente falando, mas não necessariamente são perversos. Acho que os de boa "alma" se curam. Os que não se curam, temo ser essa uma verdade, é porque além de muito ignorantes, são maus.







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio