1. Você gosta do espaço? Do Sistema Solar? Já pensou em saltar de planeta em planeta, em tempo real ou em "viagens (limitadas) no tempo" [desde 1950]? Saltar não só de planetas, mas de satélite em satélite? E os asteroides? E todas as geringonças espaciais que colocamos lá em cima? Quer saltar de lugar em lugar e acompanhar o que acontece... agora?
2. Pois bem - graças à NASA, você pode. Esqueça tudo o que conheceu até agora sobre aprender sobre o Sistema Solar: use, daqui para frente, Eyes on the Solar System, um software da NASA, online e gratuito, para você literalmente viajar de ponto a ponto do espaço, escolhendo entre planetas, satélites, asteroides, naves espaciais e sondas, tudo em tempo real ou em determinada data de sua escolha...
3. Primeiro, assista ao vídeo demonstração de Jon Nguyen, no TED (sempre o TED!).
4. Agora, vá ao site do Eyes of the Solar System, que localizei:
5. Com a tela aberta, clique em EXPLORE THE SOLAR SYSTEM. Pronto, você está apto a vasculhar o Sistema Solar...
6. Com o sistema rodando, a parte de baixo da tela mostrará os comandos de sua "nave". À esquerda, encontra-se o painel de destino - usando o painel, você pode escolher que objeto do Sistema Solar você quer visualizar - de planetas a naves espaciais. Com um clique, você salta para o destino e pode acelerar a visualização... Tudo parece "parado", por conta das colossais distâncias, mas se você "acelera" sua nave, poderá cruzar as órbitas de planetas e satélites próximos, como Jon fez com a sonda Voyager I.
7. Mostre o sistema aos seus filhos. Deixe-os lidar com isso por alguns dias. Mais cedo do que você seria capaz de fazer, eles vão virar isso do avesso e descobrir as potencialidades dessa tecnologia.
8. Aqui, um vídeo (em inglês) que ensina a "navegar" no sistema.
9. As possibilidades são enormes. Já há milhares de vídeos no Youtube, com "viajantes" narrando sua viagem a um ponto específico do Sistema Solar. Coloque seus filhos nessa nave. Deixe-os entrar nesse novo mundo educativo...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário