domingo, 31 de março de 2013

(2012/383) ALMA - no deserto de Atacama, no Chile, o maior "radiotelescópio" do mundo


1. Foi finalmente inaugurado o complexo astronômico ALMA (Atacama Large  Millimeter / Submillimeter Array), complexo internacional, a 5.000 metros de altura, em que se projetou e construiu o maior - sistema de - radiotelescópio do mundo, constituído por um complexo previsto de antenas 66 antenas (nem todas ainda estão funcionando), com hiper-sensibilidade e capacidade de processamento de imagens superior a qualquer sistema astronômico até agora construído. As antenas parabólicas da rede ALMA, 54 de 12 metros de diâmetro e 12 menores de 7 metros, trabalham em conjunto como se fossem um único telescópio.

2. Para se ter ideia da precisão da captura de imagens, ALMA permitiu identificar moléculas de açúcar - sim, açúcar - em um berçário de estrelas. A identificação é possível pelo filtro do espectro de luz - e cada elemento químico possui uma assinatura específica... Extraordinário!

3. O funcionamento do sistema é relativamente simples - trata-se de captar ondas de rádio de diferentes comprimentos através de cada uma das antenas e processá-las. No conjunto, diz-se equivaler o resultado ao de uma única antena que tivesse a dimensão de inacreditáveis 16 km de diâmetro! Os sinais são transmitidos através de fibra ótica para o "correlacionador" (o supercomputador que processa os sinais e elabora a imagem final). Informações detalhadas encontram-se na página do ALMA (cf. aqui).


4. O ALMA possui uma página em inglês e espanhol. Uma apresentação breve, feita pela BBC Mundo, em espanhol, encontra-se disponível. No vídeo abaixo, uma montagem belíssima com os dias em que as antenas estiveram em funcionamento, desde 2011 - uma obra de arte -, ao mesmo tempo que um vídeo esclarecedor sobre ALMA.



5. Aqui, você pode assistir a um vídeo de 12 e 13 de março de 2013, com o evento de inauguração de ALMA.


6. Aqui, o filme oficial do ESO (EuropeanSouthern Observatory), um dos parceiros do Projeto. Você pode optar pelo formato HD e incluir legendas em Português.


Loading player...










OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio